EXU SILE ONÁ TCA
DESCRIÇÃO
O PROJETO "EXU SILE ONÁ TCA" desenvolve-se em 06
(seis) eixos de trabalho (Formação, Intercâmbio Cênico, Difusão,
Linguagens Conexas, Criação e Circulação) compostos por atividades
interdependentes que se conectam com a pesquisa cênica do grupo, partindo do
processo de residência artística e sendo norteado pelo processo profícuo de
intercâmbio com uma companhia de teatro de fora do estado da Bahia.
![]() |
Exu Sile Oná TCa em concepção! |
Com
a realização deste projeto, o NATA pretende aprofundar seus conhecimentos
artísticos, políticos, culturais, identitários e estéticos, levar para o
interior do complexo cultural TCA uma discussão
que diz respeito a todos os cidadãos, mas que infelizmente ainda está relegada
à periferia física e filosófica das discussões sobre questões de raça e de
democracia cultural no Brasil.
EXU é a divindade da transformação, do movimento e da reconstrução, aproveitando este momento singular de reformulações e reconstruções pelo qual o Teatro Castro Alves passará nesta reforma, propomos um projeto de residência artística que nos oportunize discutir as contribuições da herança africana na construção do Brasil.
Saber,
conhecer, aprender, perceber, compreender, apreender e compartilhar são os
verbos norteadores os quais levarão o NATA ao amadurecimento profissional de
suas reflexões
artístico-políticas e de seu fazer teatral.
![]() |
Projeto final: 228 páginas |
As ações deste projeto aparecerão junto a ocupação dos espaços selecionados para a realização destes. A linha estética a ser seguida dialoga com os princípios de Lina Bo Bardi ,junto ao diretor Martim Gonçalves, parceiro nas montagens teatrais durante o período da primeira reforma do TCA; estes princípios apontam para a simplicidade do espaço como uma possibilidade de exibir o sentido histórico, estético e político e de abertura das possibilidades a partir da visão conceitual de ocupação.
A construção lógica de ocupação dos espaços estão
apresentadas na seguinte forma:
FORMAÇÃO - NATA AFEFÉ AJÔ
ÌPAWÒDA
– TRANSFIGURAÇÕES ESTÉTICAS

DIFUSÃO
Difusão do repertório do NATA com os espetáculos: Siré Obá - A festa do Rei, show afro
cênico musical Adupé, espetáculo
infantil Popoesia papa criança, e o
espetáculo adulto Abismo - Todas as
coisas são frágeis. Além da realização da leitura dramática do texto do
espetáculo, Ogum-Deus e Homem, grande
sucesso do NATA em 2010.
ARTES
INTEGRADAS

CRIAÇÃO

IRRADIA.TCA
Circulação
da nova montagem do Núcleo TCA e um espetáculo da COMPANHIA DO MIOLO em outros espaços culturais
da funceb
fazendo com que as atividades desta residência artística irradie-se chegando
mais ainda à comunidade, priorizando espaços de rua ou alternativos para a
apresentação.
Todas
essas ações aprofundarão uma discussão sobre ancestralidade, identidade
cultural e a construção dos referenciais identitários na comunidade negra e na
comunidade em geral, num processo de intercâmbio e interatividade cênica
pautada na performance negra, no teatro–físico-ritual, na música, na dança
afro, no teatro de rua e na intervenção urbana, propondo uma Ocupação do
Complexo do Teatro Castro Alves fluindo para além do palco, ultrapassando os
limites da reforma estrutural, optando pelo seus funcionamento criativo – sem
interrupção do seu funcionamento – e irradiando atividades artísticas por todo
o Complexo, em seus entorno e para outros espaços da FUNCEB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário