Projeto


EXU SILE ONÁ TCA



DESCRIÇÃO

O PROJETO "EXU SILE ONÁ TCA" desenvolve-se em 06 (seis) eixos de trabalho (Formação, Intercâmbio Cênico, Difusão, Linguagens Conexas, Criação e Circulação) compostos por atividades interdependentes que se conectam com a pesquisa cênica do grupo, partindo do processo de residência artística e sendo norteado pelo processo profícuo de intercâmbio com uma companhia de teatro de fora do estado da Bahia. 

Exu Sile Oná TCa em concepção!
Com a realização deste projeto, o NATA pretende aprofundar seus conhecimentos artísticos, políticos, culturais, identitários e estéticos, levar para o interior do complexo cultural TCA uma discussão que diz respeito a todos os cidadãos, mas que infelizmente ainda está relegada à periferia física e filosófica das discussões sobre questões de raça e de democracia cultural no Brasil.

EXU é a divindade da transformação, do movimento e da reconstrução, aproveitando este momento singular de reformulações e reconstruções pelo qual o Teatro Castro Alves passará nesta reforma, propomos um projeto de residência artística que nos oportunize discutir as contribuições da herança africana na construção do Brasil.

Saber, conhecer, aprender, perceber, compreender, apreender e compartilhar são os verbos norteadores os quais levarão o NATA ao amadurecimento profissional de suas reflexões artístico-políticas e de seu fazer teatral.
 
Projeto final: 228 páginas

As ações deste projeto aparecerão junto a ocupação dos espaços selecionados para a realização destes. A linha estética a ser seguida dialoga com os princípios de Lina Bo Bardi ,junto ao diretor Martim Gonçalves, parceiro nas montagens teatrais durante o período da primeira reforma do TCA; estes princípios apontam para a simplicidade do espaço como uma possibilidade de exibir o sentido histórico, estético e político e de abertura das possibilidades a partir da visão conceitual de ocupação. 


A construção lógica de ocupação dos espaços estão apresentadas na seguinte forma:

FORMAÇÃO  - NATA AFEFÉ AJÔ
NATA Troca com a Comunidade, que consiste num conjunto de oficinas voltadas para a comunidade artística e a comunidade em geral, ministradas pelos componentes do NATA a fim de intensificar a divulgação das pesquisas internas dos atores do grupo e o compartilhamento de conhecimentos com os demais artistas da cidade e a comunidade em geral, num processo ininterrupto de troca de conhecimentos e experiências artísticas.

ÌPAWÒDA – TRANSFIGURAÇÕES ESTÉTICAS
Atividade de intercâmbio com a Companhia do Miolo (SP), aliando-se a uma plataforma de reflexões e práticas sobre a linguagem e a estética do teatro de rua e da intervenção urbana desdobrando-se em atividades de apresentação de repertório da Cia do Miolo, oferta de oficinas para a comunidade intensificando o diálogo entre a cia convidada, além das ações de intercâmbio entre o NATA e a MIOLO fomentando a troca artística, estética e política destas duas cias.

DIFUSÃO 
Difusão do repertório  do NATA com os espetáculos: Siré Obá - A festa do Rei, show afro cênico musical Adupé, espetáculo infantil Popoesia papa criança, e o espetáculo adulto Abismo - Todas as coisas são frágeis. Além da realização da leitura dramática do texto do espetáculo, Ogum-Deus e Homem, grande sucesso do NATA em 2010.


ARTES INTEGRADAS
Sarau Afro Poético, com música e poesia, e Leitura dramática 2X1  com textos cuja temática aborde a história e as questões de luta e emancipação do povo afrodescendente, Cine Preto mostra de cine-documentário  que consiste na exibição de filmes sobre a cultura afro brasileira  na Sala do Coro do TCA abrindo as portas deste complexo cultural para as temáticas relai Comunidades de Axé e comunidade em geral conhecerem mais sobre a herança cultural que os povos africanos legaram ao povo brasileiro.

CRIAÇÃO
Esse processo de residência artística e intercâmbio desembocarão na montagem do novo espetáculo do grupo: EXU - A BOCA DO UNIVERSO e na realização da intervenção cênica Mostra EU: Pequenos experimentos cênicos, de pesquisas integradas do elenco do NATA que serão apresentados à população durante a Ocupação do Complexo TCA. A apresentação destes espetáculos levará em conta ao perfil e adequação dos espaços estéticos em construção do complexo TCA.
 
IRRADIA.TCA
Circulação da nova montagem do Núcleo TCA e um espetáculo da COMPANHIA DO MIOLO em outros espaços culturais da funceb fazendo com que as atividades desta residência artística irradie-se chegando mais ainda à comunidade, priorizando espaços de rua ou alternativos para a apresentação.

Todas essas ações aprofundarão uma discussão sobre ancestralidade, identidade cultural e a construção dos referenciais identitários na comunidade negra e na comunidade em geral, num processo de intercâmbio e interatividade cênica pautada na performance negra, no teatro–físico-ritual, na música, na dança afro, no teatro de rua e na intervenção urbana, propondo uma Ocupação do Complexo do Teatro Castro Alves fluindo para além do palco, ultrapassando os limites da reforma estrutural, optando pelo seus funcionamento criativo – sem interrupção do seu funcionamento – e irradiando atividades artísticas por todo o Complexo, em seus entorno e para outros espaços da FUNCEB.

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