EXU SILE ONÁ TCA
DESCRIÇÃO
O PROJETO "EXU SILE ONÁ TCA" desenvolve-se em 06
(seis) eixos de trabalho (Formação, Intercâmbio Cênico, Difusão,
Linguagens Conexas, Criação e Circulação) compostos por atividades
interdependentes que se conectam com a pesquisa cênica do grupo, partindo do
processo de residência artística e sendo norteado pelo processo profícuo de
intercâmbio com uma companhia de teatro de fora do estado da Bahia.
Exu Sile Oná TCa em concepção! |
Com
a realização deste projeto, o NATA pretende aprofundar seus conhecimentos
artísticos, políticos, culturais, identitários e estéticos, levar para o
interior do complexo cultural TCA uma discussão
que diz respeito a todos os cidadãos, mas que infelizmente ainda está relegada
à periferia física e filosófica das discussões sobre questões de raça e de
democracia cultural no Brasil.
EXU é a divindade da transformação, do movimento e da reconstrução, aproveitando este momento singular de reformulações e reconstruções pelo qual o Teatro Castro Alves passará nesta reforma, propomos um projeto de residência artística que nos oportunize discutir as contribuições da herança africana na construção do Brasil.
Saber,
conhecer, aprender, perceber, compreender, apreender e compartilhar são os
verbos norteadores os quais levarão o NATA ao amadurecimento profissional de
suas reflexões
artístico-políticas e de seu fazer teatral.
Projeto final: 228 páginas |
As ações deste projeto aparecerão junto a ocupação dos espaços selecionados para a realização destes. A linha estética a ser seguida dialoga com os princípios de Lina Bo Bardi ,junto ao diretor Martim Gonçalves, parceiro nas montagens teatrais durante o período da primeira reforma do TCA; estes princípios apontam para a simplicidade do espaço como uma possibilidade de exibir o sentido histórico, estético e político e de abertura das possibilidades a partir da visão conceitual de ocupação.
A construção lógica de ocupação dos espaços estão
apresentadas na seguinte forma:
FORMAÇÃO - NATA AFEFÉ AJÔ
NATA Troca com a Comunidade, que consiste num conjunto de oficinas voltadas para a
comunidade artística e a comunidade em geral, ministradas pelos componentes do
NATA a fim de intensificar a divulgação das pesquisas internas dos atores do
grupo e o compartilhamento de conhecimentos com os demais artistas da cidade e
a comunidade em geral, num processo ininterrupto de troca de conhecimentos e
experiências artísticas.
ÌPAWÒDA
– TRANSFIGURAÇÕES ESTÉTICAS
Atividade de intercâmbio com a Companhia do Miolo (SP), aliando-se
a uma plataforma de reflexões e práticas sobre a linguagem e a estética do teatro de
rua e da intervenção urbana
desdobrando-se em atividades de apresentação de repertório da Cia do Miolo,
oferta de oficinas para a comunidade intensificando o diálogo entre a cia
convidada, além das ações de intercâmbio entre o NATA e a MIOLO fomentando a
troca artística, estética e política destas duas cias.
DIFUSÃO
Difusão do repertório do NATA com os espetáculos: Siré Obá - A festa do Rei, show afro
cênico musical Adupé, espetáculo
infantil Popoesia papa criança, e o
espetáculo adulto Abismo - Todas as
coisas são frágeis. Além da realização da leitura dramática do texto do
espetáculo, Ogum-Deus e Homem, grande
sucesso do NATA em 2010.
ARTES
INTEGRADAS
Sarau Afro Poético, com
música e poesia, e Leitura dramática 2X1 com textos cuja temática aborde a história e as
questões de luta e emancipação do povo afrodescendente, Cine Preto mostra de cine-documentário que
consiste na exibição de filmes sobre a cultura afro brasileira na Sala do Coro do TCA abrindo as portas deste
complexo cultural para as temáticas relai Comunidades de Axé e comunidade em geral conhecerem
mais sobre a herança cultural que os povos africanos legaram ao povo
brasileiro.
CRIAÇÃO
Esse
processo de residência artística e intercâmbio desembocarão na montagem do novo
espetáculo do grupo: EXU - A BOCA DO UNIVERSO e na realização
da intervenção cênica Mostra EU: Pequenos experimentos cênicos, de pesquisas integradas do
elenco do NATA que serão apresentados à população durante a Ocupação do
Complexo TCA. A
apresentação destes espetáculos levará em conta ao perfil e adequação dos
espaços estéticos em construção do complexo TCA.
IRRADIA.TCA
Circulação
da nova montagem do Núcleo TCA e um espetáculo da COMPANHIA DO MIOLO em outros espaços culturais
da funceb
fazendo com que as atividades desta residência artística irradie-se chegando
mais ainda à comunidade, priorizando espaços de rua ou alternativos para a
apresentação.
Todas
essas ações aprofundarão uma discussão sobre ancestralidade, identidade
cultural e a construção dos referenciais identitários na comunidade negra e na
comunidade em geral, num processo de intercâmbio e interatividade cênica
pautada na performance negra, no teatro–físico-ritual, na música, na dança
afro, no teatro de rua e na intervenção urbana, propondo uma Ocupação do
Complexo do Teatro Castro Alves fluindo para além do palco, ultrapassando os
limites da reforma estrutural, optando pelo seus funcionamento criativo – sem
interrupção do seu funcionamento – e irradiando atividades artísticas por todo
o Complexo, em seus entorno e para outros espaços da FUNCEB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário